Colégio Cecília

Colégio Cecília
Um ensino de qualidade.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

O belo e a Tese



Tese: Memória, obra composta para a obtenção do grau de doutor: defesa de tes. A beleza é um conceito complexo e de múltiplas opiniões, o que vem a ser belo para mim não pode ser belo para outra pessoa. Tornando-se então um conceito no qual a relação entre sujeito e objeto interfere diretamente na opinião a ser expressa pelo mesmo.

Buscar descrever e dar uma realidade ao que é belo é algo complexo, pois cada qual apresenta o seu ponto de vista em relação a tal conceito. Para Pitágoras o belo consiste na combinação harmoniosa de elementos variados e discordantes, já para Platão a beleza de algo, não passa de uma cópia da verdadeira beleza que não pertence a esse mundo. Aristóteles também apresentava o seu conceito sobre o “ser belo”, para ele o belo é uma criação humana, e resulta de um perfeito equilíbrio de uma série de elementos.

A beleza está presente não só na arte mais também na literatura assim como no jeito de ser não só fisicamente, mas também psicologicamente de uma pessoa. O conceito mais popular de beleza está relacionado a comparação que se faz na qual para algo ser belo, ele tem que agradar, mas isso só vai ocorre quando o indivíduo está em sintonia com o objeto e o mesmo realiza impactos nas suas emoções humanas.

O termo beleza abrange não só um ponto de vista, mais sim um estudo crítico sobre a composição de algo, em cada época a beleza vem a ser um conjunto de coisas totalmente diferentes, pois a percepção do homem com o mundo tende a mudar. A beleza é um conceito singular que vem a mudar com o tempo.


Por: Milene Sodré, Carol Lima, Lara Abreu e Lara Dias

O BELO E A TESE