Colégio Cecília

Colégio Cecília
Um ensino de qualidade.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Coerência e coesão


Na construção de um texto, assim como na fala, usamos mecanismos para garantir ao interlocutor a compreensão do que se lê. Exemplos de mecanismos existentes da gramática da articulação de textos está restritamente ligados as propriedades de coerência e coesão, que são aspectos importantes na articulação textual e, por isso mesmo, estão intimamente relacionados.
Coesão: está relacionada a forma do texto, ela é a garantia por procedimentos gramaticais.
Elementos coesivos: são como placas de trânsito e servem para orientar o leitor a que rumo tomar. Tais elementos exercem muitas funções:
a)introduzem o tema ou indicam mudança de assunto: "a propósito", "por falar nisso", "mas voltando ao assunto" etc;
b) marcam a sequência temporal: "cinco anos depois", "um pouco mais tarde", etc;
c) indicam a ordenação espacial: "à direita", "na frente", "atrás", etc;
d) indicam a ordem dos assuntos do texto: "primeiramente", "a seguir", "finalmente", etc;
Coerência: está relacionada ao conteúdo, aos significados, ao encandeamento de ideias, situações ou acontecimentos que são veiculados a um texto.
A coerência nada mais é do que a conexão, o nexo entre situações, acontecimentos ou ideias. Sem ela o texto torna-se confuso e sem sentindo, tornando-se as vezes ambíguo.
Para uma boa produção textual é necessário que o autor domine não só o conhecimento baseado naquilo que escreve, mas também que domine todos os recursos textuais necessários para estabelecer as relações de sentido entre as ideias que pretende expor.

by: Carolina Lima, Bruno Alcântara

COERÊNCIA E COESÃO






A coesão nada mais é que a ligação harmoniosa entre os parágrafos, fazendo com que os mesmos fiquem ajustados entre si, mantendo uma relação de significância. Para melhor entendermos como isso se processa, imaginemos um texto sobrecarregado de palavras que se repetem do início ao fim. Então, para evitar que isso aconteça, existem termos que substituem a ideia apresentada, evitando, assim, a repetição.

Falamos das conjunções, dos pronomes, dos advérbios e outros. Como exemplo, veremos um parágrafo para verificarmos a ocorrência:

Tamanha é a magia das palavras, pois elas expressam a força do pensamento. As mesmas tem o poder de transformar, de conscientizar e de sentirmos que somos capazes.

Podemos perceber que as expressões: elas e as mesmas referem-se ao termo - “palavras”.

Quando falamos sobre coerência, nos referimos à lógica interna de um texto, isto é, o assunto abordado tem que se manter intacto, sem que haja distorções, facilitando assim o entendimento da mensagem.
Estes são apenas alguns dos requisitos para a elaboração de um texto, e estas técnicas vão sendo apreendidas à medida que nos tornamos escritores assíduos.

MILENE SODRÉ E INGRID MORAIS