Colégio Cecília

Colégio Cecília
Um ensino de qualidade.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Coerência e coesão


Na construção de um texto, assim como na fala, usamos mecanismos para garantir ao interlocutor a compreensão do que se lê. Exemplos de mecanismos existentes da gramática da articulação de textos está restritamente ligados as propriedades de coerência e coesão, que são aspectos importantes na articulação textual e, por isso mesmo, estão intimamente relacionados.
Coesão: está relacionada a forma do texto, ela é a garantia por procedimentos gramaticais.
Elementos coesivos: são como placas de trânsito e servem para orientar o leitor a que rumo tomar. Tais elementos exercem muitas funções:
a)introduzem o tema ou indicam mudança de assunto: "a propósito", "por falar nisso", "mas voltando ao assunto" etc;
b) marcam a sequência temporal: "cinco anos depois", "um pouco mais tarde", etc;
c) indicam a ordenação espacial: "à direita", "na frente", "atrás", etc;
d) indicam a ordem dos assuntos do texto: "primeiramente", "a seguir", "finalmente", etc;
Coerência: está relacionada ao conteúdo, aos significados, ao encandeamento de ideias, situações ou acontecimentos que são veiculados a um texto.
A coerência nada mais é do que a conexão, o nexo entre situações, acontecimentos ou ideias. Sem ela o texto torna-se confuso e sem sentindo, tornando-se as vezes ambíguo.
Para uma boa produção textual é necessário que o autor domine não só o conhecimento baseado naquilo que escreve, mas também que domine todos os recursos textuais necessários para estabelecer as relações de sentido entre as ideias que pretende expor.

by: Carolina Lima, Bruno Alcântara

Nenhum comentário:

Postar um comentário