sexta-feira, 29 de abril de 2011
Quando a imagem é um texto
terça-feira, 26 de abril de 2011
Texto
Para identificar um texto, devemos atender a algumas condições:
Pistas Textuais
Por: Milene Andrade Sodré
Intertextualidade
Pode-se definir a intertextualidade como sendo a criação de um texto a partir de um outro texto ja existente . Dependendo da situação, a intertextualidade tem funções diferentes que dependem muito dos textos/contextos em que ela é inserida.
Evidentemente, o fenômeno da intertextualidade está ligado ao "conhecimento do mundo", que deve ser compartilhado, ou seja, comum ao produtor e ao receptor de textos. O diálogo pode ocorrer em diversas áreas do conhecimento, não se restringindo única e exclusivamente a textos literários.
Na pintura tem-se, por exemplo, o quadro do pintor barroco italiano Caravaggio e a fotografia da americana Cindy Sherman, na qual quem posa é ela mesma. O quadro de Caravaggio foi pintado no final do século XVI, já o trabalho fotográfico de Cindy Sherman foi produzido quase quatrocentos anos mais tarde. Na foto, Sherman cria o mesmo ambiente e a mesma atmosfera sensual da pintura, reunindo um conjunto de elementos: a coroa de flores na cabeça, o contraste entre claro e escuro, a sensualidade do ombro nu etc. A foto de Sherman é uma recriação do quadro de Caravaggio e, portanto, é um tipo de intertextualidade na pintura.
Na publicidade, por exemplo, em um dos anúncios do Bom Bril, o ator se veste e se posiciona como se fosse a Mona Lisa de Leonardo da Vinci e cujo slogan era "Mon Bijou deixa sua roupa uma perfeita obra-prima". Esse enunciado sugere ao leitor que o produto anunciado deixa a roupa bem macia e mais perfumada, ou seja, uma verdadeira obra-prima (se referindo ao quadro de Da Vinci). Nesse caso pode-se dizer que a intertextualidade assume a função de não só persuadir o leitor como também de difundir a cultura, uma vez que se trata de uma relação com a arte.
Intertextualidade é a relação entre dois textos caracterizada por um citar o outro.
Por: Tereza Cristina Miranda Souza
segunda-feira, 25 de abril de 2011
TEXTO
Para identificarmos um texto devemos atender a algumas condições:
• ele deve ser lido e interpretado
• o sentido final precisa ser diferente do sentido das partes que o constitue.
Quando falamos de texto, identificamos um uso da linguagem (verbal e não-verbal) que tem sgnificado, unidade (é um conjunto em que as partes se ligam uma ás outras e intenção.
A primeira informaçao importante a ser considerada no momento da leitura é que todo texto faz referência a uma situação concreta. Essa situação é o contexto. Há diferentes tipos de contexto (social, cultural, esrético, plítico...) e sua identificação é fundamental para que se possa compreender bem o texto.
• O contexto situacional refere-se ao conhecimento sobre o que esta sendo dito.
• Contexto histórico é a compreenção do sentido dos textos depende do reconhecimento e da interpretação do contexto especifíco a que os textos se referem.
Assim como existe um contexto para cada texto, cada texto possui também um interlocutor preferencial. E o que é interlocutor? - o interlocutor de um texto é o leitor a quem ele se dirige preferencialmente, ou em outras palavras, é o leitor em quem pensa o autor no momento da produção daquele texto.
Para identificar o interlocutor de um texto devemos observar dois aspectos: o assunto do texto e suas características formais.
Por: Ingrid Morais
quarta-feira, 20 de abril de 2011
O texto
Texto é uma sequência verbal (palavras), oral ou escrita, que forma um todo que tem sentido para um determinado grupo de pessoas em uma determinada situação. O texto pode ter uma extensão variável: uma palavra, uma frase ou um conjunto maior de enunciados, mas ele obrigatoriamente necessita de um contexto significativo para existir.
terça-feira, 19 de abril de 2011
TEXTO
Todo texto possui um contexto que se subdividem em: Contexto situacional e contexto histórico. Além do contexto é possivel se observar nos textos que eles sempre são direcionados a um tipo de leitor que é chamado de interlocutor. A partir da leitura do texto pode-se verificar a que tipo de leitor o escritor quer direcionar sua obra.
Por: Milene Andrade