Para identificarmos um texto devemos atender a algumas condições:
• ele deve ser lido e interpretado
• o sentido final precisa ser diferente do sentido das partes que o constitue.
Quando falamos de texto, identificamos um uso da linguagem (verbal e não-verbal) que tem sgnificado, unidade (é um conjunto em que as partes se ligam uma ás outras e intenção.
A primeira informaçao importante a ser considerada no momento da leitura é que todo texto faz referência a uma situação concreta. Essa situação é o contexto. Há diferentes tipos de contexto (social, cultural, esrético, plítico...) e sua identificação é fundamental para que se possa compreender bem o texto.
• O contexto situacional refere-se ao conhecimento sobre o que esta sendo dito.
• Contexto histórico é a compreenção do sentido dos textos depende do reconhecimento e da interpretação do contexto especifíco a que os textos se referem.
Assim como existe um contexto para cada texto, cada texto possui também um interlocutor preferencial. E o que é interlocutor? - o interlocutor de um texto é o leitor a quem ele se dirige preferencialmente, ou em outras palavras, é o leitor em quem pensa o autor no momento da produção daquele texto.
Para identificar o interlocutor de um texto devemos observar dois aspectos: o assunto do texto e suas características formais.
Por: Ingrid Morais
Nenhum comentário:
Postar um comentário