Colégio Cecília

Colégio Cecília
Um ensino de qualidade.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

TEXTO


Para identificarmos um texto devemos atender a algumas condições:

• ele deve ser lido e interpretado

• o sentido final precisa ser diferente do sentido das partes que o constitue.

Quando falamos de texto, identificamos um uso da linguagem (verbal e não-verbal) que tem sgnificado, unidade (é um conjunto em que as partes se ligam uma ás outras e intenção.

A primeira informaçao importante a ser considerada no momento da leitura é que todo texto faz referência a uma situação concreta. Essa situação é o contexto. Há diferentes tipos de contexto (social, cultural, esrético, plítico...) e sua identificação é fundamental para que se possa compreender bem o texto.

• O contexto situacional refere-se ao conhecimento sobre o que esta sendo dito.

• Contexto histórico é a compreenção do sentido dos textos depende do reconhecimento e da interpretação do contexto especifíco a que os textos se referem.

Assim como existe um contexto para cada texto, cada texto possui também um interlocutor preferencial. E o que é interlocutor? - o interlocutor de um texto é o leitor a quem ele se dirige preferencialmente, ou em outras palavras, é o leitor em quem pensa o autor no momento da produção daquele texto.

Para identificar o interlocutor de um texto devemos observar dois aspectos: o assunto do texto e suas características formais.


Por: Ingrid Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário