Colégio Cecília

Colégio Cecília
Um ensino de qualidade.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

O texto


Texto é uma sequência verbal (palavras), oral ou escrita, que forma um todo que tem sentido para um determinado grupo de pessoas em uma determinada situação. O texto pode ter uma extensão variável: uma palavra, uma frase ou um conjunto maior de enunciados, mas ele obrigatoriamente necessita de um contexto significativo para existir.
O contexto do texto refere-se ao conhecimento sobre o que está sendo dito e também às crenças e conclusões relativas ao texto em questão, é através dele que podemos encontrar o interlocutor, quem vem a ser o leitor a quem o texto se dirige preferencialmente ou, em outras palavras, é o leitor em quem pensa o autor no momento da produção daquele texto.
Aqui vai algumas dicas para uma boa produção de texto:
É importante ter consciência de que, para escrever sobre determinado tema, é preciso primeiramente conhecê-lo. É extremamente difícil elaborar um texto sobre um assunto do qual se tenha pouco conhecimento;
Saiba dividir as suas idéias em parágrafos sendo o essencial que a idéia principal fique no primeiro parágrafo e dando a ela uma introdução, nos parágrafos do meio deve ser argumentado sobre a idéia principal, bem como deixarmos claro e de modo um tanto quanto compreensivo para que o leitor encontre aquilo que está realmente procurando e para finalizar seu texto, procure não reunir neste último parágrafo muitas informações importantes sobre a idéia inicial, mas procure sempre utilizar argumentos que identifiquem o final da redação.
Um texto bom, não é e nunca será sinônimo de um texto longo, mas sim de um texto explicativo e capaz de ajudar naquilo que o leitor está com dúvidas, colocando ali todo o conteúdo que está sendo descrito através do titulo.

Por: Carolina Lima e Bruno Alcântara (;

Nenhum comentário:

Postar um comentário