Colégio Cecília

Colégio Cecília
Um ensino de qualidade.

domingo, 22 de maio de 2011

Passos e requisitos para produzir um texto

A produção textual é uma atividade prazerosa e enriquecedora, pois a partir da nossa criatividade brincamos com as palavras, as situações e o mundo. Construímos idéias e as recriamos por meio da seleção das palavras e da harmonia entre elas.
Temos três tipos de texto: narrativo, descritivo e dissertativo e vários tipos de gêneros: propaganda, carta, crônica, etc. Há algumas dicas que podem ajudar-nos muito no processo de elaboração de um texto, tratando-se como uma unidade de sentido apresentando idéias de forma coerente e utilizando os diversos recursos disponíveis na língua portuguesa. Devemos fazer primeiro um planejamento pois é a partir daí que decidimos o assunto e o foco que daremos a ele, podemos fazer uma seleção das palavras principais que serão utilizadas, devemos estarmos atentos as condições de texto dente essas condições estão: o contexto, os sujeitos envolvidos nessa ação de linguagem, o público leitor, as estruturas, entre outros. Esses elementos são importantes, pois escrevemos para um publico leitor, que nem sempre é um professor, nesse sentido podemos dizer que a produção textual é uma recriação do autor que escreve de uma forma nova sobre algo que já existe. Após planejarmos devemos começar a executar o que foi planejado, aqui devemos observar, de que forma vamos introduzir o assunto e que tipo de informações vamos apresentar para o leitor, temos que fazer o desenvolvimento que pode começar com uma reflexão.
Para finalizar fazemos uma conclusão que pode ser um resumo da nossa opinião, ou algo que pode até gerar um questionamento ao leitor.

Ingrid Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário